Orgulho e Preconceito
LIVRO: ORGULHO E PRECONCEITO
AUTORA: JANE AUSTEN
Em plena Inglaterra classicista, num meio recatado e de extremo puritanismo, é o cenário escolhido por Jane Austen para desenvolver esta trama de amor.Numa época de casamentos de conveniência, negócios de família e de regras sociais imutáveis, opreconceito social, a hipocrisia e o orgulho são pintados de forma magistral pela escritora inglesa.
Encontros e desencontros, gestos perdidos... nada fica claro. Tudo está implícito na aparente calma dos dois apaixonados: Elizabeth e Mr. Darcy.
Por trás de diálogos rápidos e diretos, silêncios constrangedores, sutis ironias, surge a fórmula da grande obra literária:aagudeza psicológicados personagens.Julgando erroneamente uns aos outros, tomando as “primeiras impressões”, por impressões definitivas, eles se perdem em pequenas tramas, criando para si mesmos, os obstáculos que dificultam o desabrochar de seu próprio amor.
A obra é uma história simples, falando sobre fatos aparentemente banais e sobre sentimentos, nada mais, nada menos, do que humanos. O enredo não traz acontecimentos arrebatadores, nem aventuras extraordinárias. Um livro “sem graça” diriam alguns. E para o leitor desatento, talvez o seja.
Contudo, é justamente neste ponto que reside toda força dramática da obra. “Orgulho e Preconceito”é uma obra simples, como a própria vida. É um livro que fala de amor. O amor que pode acontecer comigo, com você ou com qualquer um.