Como é Gravar um CD...
Desvendadno o mundo da Música:
Como é gravar um CD?
Muitas são as pessoas amantes da boa e velha música. Aliás, que não pensou ao menos se quier uma vez ou ja não fez essa pergunta um dia.'' Como é feita a gravação de um cd? '' Pois bem, se você é uma dessas pessoas, saiba que perguntas como essa são feitas frequentemente a mim, e aos muitos cantores, músicos, produtores musicais, enfin a todas as pessoas que de forma direta ou indiretamente trabalham com essa profissão. E foi pensando nisso que resolvi escrever esse artigo para tentar exclarecer de uma maneira bem simples e objetiva em forma de pequenos tópicos como funciona todo esse processo que inicia desde o momento em que o cantor ou banda enfin decide gravar um CD até o momento em que ele chega nas mãos do cliente ''nesse caso você e eu''
Primeiro passo: A decisãode gravar um CD é tomada. Mas por que a ''decisão''?. Minha resposta é simples, pelo fato de que quando você decidir fazer algo, você possa ''visualizar e entender'' o que, como e para que de fato está fazendo essa escolha e esse trabalho. Isso ajuda a evitar que pequenos imprevistos que venham a acontecer la na frente você não deixe o seu sonho ''morrer na praia'' como dizem. Seja sempre determinado.
Segundo passo: Produtor Musical. É muito importante que o artista procure um bom produtor musical, de preferência alguém que tenha bons currículos e que seja de sua total confiança, do contrario não havendo intimidade verbal entre as partes fica dificil chegar a um bom resultado pois ambos estão em extremos e para que isso não ocorra devem estar numa mesma sintonia. É o Produtor Musical que ajuda o artista a muitas vezes se descobrir.
Terceiro passo: Escolha de repertório. A maioria dos cantores ja tem em mente o segmento musical, popular ''estilo'' e buscam muitas vezes músicas com letras e melodias que sejam de acordo com seus gostos. Em muitos casos boa parte dos cantores são compositores e criam não só o seu estilo como também compõem essa mesma linha musical. Porém uma segunda opinião do produtor musical sempre é bem vinda. Nos casos em que eu sou o produtor musical, sempre peço numa primeira conversa para que os mesmos tragam suas referências musicais, para que eu possa entender figurativamente o que eles estão querendo repassar. (Cuidado produtores: As referências são apenas idéias, seja sempre criativo e não faça do seu trabaho um clone, não se esqueça que o seu cliente está gravando um novo CD).
Quarto passo: Estúdio de gravação. Mais do que termos um bom produtor musical e um bom repertório é saber escolher um bom estúdio de gravação para que não venhamos a nos decepcionar com os resultados futuros. Não precisa ser necessáriamente um hiper mega estúdio, até por que para gravarmos em um estúdio de alto padrão tecnológico se exige um valor financeiro altíssimo. Existem hoje muitos estúdios de pequeno porte com bons equipamentos e capazes de trazer resultados fantásticos. O importante é que que o cantor ou banda confiem, simpatizem e estejam em harmonia com o ambiente de gravação e com a equipe de musicos, afinal é através dessas pessoas que vão começa a se materializar o que o cantor ou banda tem em mente.
Quinto passo: Gravação de instrumentos. Basicamente o produtor musical, ou o maestro fazem primeiramente uma ''gravação guia'' (amostra) com o cantor ou músico para conhecerem a harmonia da música que deve ser executada. Depois disso, é a hora de começar a ''colocar a mão na massa'' e trazer para fora os pensamentos e idéias e po-las no papel. Nesse momento o maestro ou o responsável pelo projeto vai fazer uma análise para saber que tipo de instrumentos vão ser usados naquele determinado espaço da música. Se uma guitarra vai soar melhor do que um violão, ou se haverá a necessidade de back vocais por exemplo. Feita essa análise, começam a ser escritas as partituras e tablaturas ou seja, os arranjos (notas musicais, compassos, tempo). Em muitos estúdios esse trabalho dar-se a aos tecladistas essa função pois os mesmos possuem uma bagagem de recursos tecnológicos capazes de criar em um único instrumento toda uma idéia de como a música vai ficar.
Criados os arranjos, começam então as gravações dos instrumentos individualmente.
Obs: Antigamente até meados dos anos 80 as gravações eram feitas em enormes fitas ADAT e músicos e cantores tinham que gravar todos ao mesmo tempo pois até então não exestiam recursos de correções como hoje. De modo que se alguém errava um solo ou uma letra, voltava-se a gravar tudo de novo ou permanecia assim.
Hoje em dia os músicos gravam individualmente e em muitos casos alguns instrumentos são gravados em ''other rooms'', ou seja outras salas e até mesmo em outros estúdios e depois são acoplados ao projeto. Isso acontece devido ao crescimento em massa dos músicos que hoje com a tecnologia e o acesso gravam seus instumentos em casa e mandam para seus clientes. (Eu mesmo trabalho dessa forma e afirmo que os resultados são exelentes.)
Sexto passo: Colocando voz: Gravado todos os intrumentos é a hora de soltar a voz e mostrar o talento. Costumo dizer que gravar ou cantar em estúdio é realmente desafiador para quem encara uma ''rec'' pela primeira vez, pois misturam-se todas as emoções. Particularmente quando gravo alguns clientes, procuro deixa-los bem a vontade e de preferência gravo o mesmo ''single'' ou frase por várias vezes até que ele se sinta seguro e totalmente relaxado, dessa forma a gravação se torna ''natural''. Digo isso pois quando gravamos um instrumento ou cantamos em um estúdio a sensassão é de estarmos em um abiente opaco ''vasio''por causa da acústica da sala de gravação, e isso acaba tirando toda a ''ambiência e o clima'' que o músico ou cantor está acostumado.
Sétimo passo: Mixagem:Enfima nossa música está gravada, mas isso não significa que ela está pronta. Vamos usar um exemplo figurativo para entendermos de uma forma mais simples o que vai ocorrer da qui para frente. Imagine uma equipe de pedreiros que acabou de construir uma casa. A primeira vista ela está pronta, porém antes dela receber os seus moradores, ela precisa passar por uma limpeza, ou seja, é assim que os técnicos em áudio fazem com todos os instrumentos e vozes que estão guardados nos ''tracks'' ou seja nas pistas do programa de computador. Cada track representa um instrumento ou uma voz, e em cada um deles é feito uma ''mixagem'', a tal ''limpeza dos ambientes". Falando em termos técnicos são feitos pequenas correções de notas, tempo, equalizações e afinações de voz, e o equilibrio de volumes. Ou seja, a nossa casa ja está limpa e pronta.
Oitavo passo: Masterização: E agora está pronta a nossa música? Essa deve ser a pergunta que não quer calar. É, quase, porém lembram do nosso exemplo figurativo citado no item acima? Então, imagine agora que você convidou sua esposa para um jantar ou uma festa, ela escolheu a melhor roupa, o melhor sapato, mas ainda está faltando o intem peincipal, a maquiagem. Nos termos técnicos chamaos isso de ''masterização'', de modo que é através da masterização que a nossa música ganha equilibrio, nitidez, brilho e corpo.
Feito isso ''a sua esposa está pronta para qualquer ocasião''. Ou seja, sua matriz do CD está pronto para ser levado para a prensagem das cópias. Mas esse ja é um outro assunto a ser abordado.
Conclusão: Não compre CD pirata, dessa maneira você estará valorizando o trabalho de profissionais sérios que dão a vida para levar aos nossos lares a boa música que estamos a ouvir constantemente.
Texto: Jonatan Luiz - Cantor, compositor, músico e produtor musical.